segunda-feira, 21 de abril de 2008

Jogo histórico - Final do Mundial de 2000

Data: 14 de Janeiro de 2000

Resultado
: Corinthians 0 (4*) x 0 (3*) Vasco



Histórico: A finalíssima do Mundial de Clubes, realizada no dia 14 de janeiro, foi contra o Vasco. Sagrar-se campeão mundial em cima do Vasco, em pleno Maracanã, não era tarefa fácil, mas o Corinthians estava disposto a realizar esta proeza.
No primeiro tempo, o jogo termina empatado em 0 a 0, com os dois times perdendo algumas chances. No segundo tempo, a mesma coisa.
O zero no placar levou a decisão para a morte súbita, ou Golden Gol (gol de ouro). Novamente, nos 30 minutos, nenhum time foi capaz de marcar, o que levou a decisão do primeiro Mundial Interclubes reconhecido pela FIFA, para os pênaltis.
O Timão começou as cobranças, com Rincón batendo forte nocanto esquerdo de Helton. A bola bateu na trave e entrou: 1 a 0. Romário bate o pênalti segu
inte e empata: 1 a 1. Fernando Baiano cobra o segundo pênalti e faz o segundo gol do Timão: 2 a 1. Na seqüência, Alex Oliveira empata em 2 a 2. Em seguida, Luizão faz 3 a 2. Aí entrou em campo a estrela do goleirão Dida. O lateral Gilberto bateu forte no canto esquerdo e Dida saltou para pegar. Continuava 3 a 2 para o Timão. O garoto Edú não sentiu a responsabilidade e também cobrou com perfeição: Corinthians 4 a 2. Viola fez a quarta cobrança do Vasco e colocou nas redes: 4 a 3. A seguir, Marcelinho poderia ter se consagrado ao fazer o gol do título, mas o goleiro Helton o impede, pegando o pênalti. O último pênalti foi cobrado por Edmundo, jogador experiente e no qual os vascaínos confiavam cegamente. Dida estava debaixo do gol, frio como sempre, esperando a cobrança para tentar nova defesa. Só que Edmundo cobrou o pênalti como se batesse um tiro de meta: longe do gol.
Termina o jogo!!! O Corinthians é campeão do mundo!!! O coração da Fiel explodiu no Brasil inteiro.

Finalmente, o Corinthians prova que é o melhor time do planeta! E reconhecido pela FIFA, coisa que os outros não são!


Informações

Corinthians: Dida; Índio, Adílson, Fábio Luciano e Kléber; Vampeta (Gilmar), Rincón, Ricardinho (Edu) e Marcelinho; Luizão e Edílson (Fernando Baiano) Técnico: Oswaldo de Oliveira.

Vasco: Hélton; Paulo Miranda, Odvan, Mauro Galvão e Gilberto; Felipe (Alex Oliveira), Amaral, Juninho (Viola) e Ramón (Donizete); Edmundo e Romário Técnico: Antônio Lopes .

Local
: Estádio Mário Filho (Maracanã), no Rio de Janeiro (RJ)
.

Árbitro: Dick Jol (Holanda) Assistentes: Jens Larsen (Dinamarca) e Fernando Cresci (Uruguai).

Renda e Público
: Não divulgados.


Cartões amarelos
: Índio, Adílson, Rincón e Luizão (Corinthians); Felipe, Amaral, Paulo Miranda e Edmundo (Vasco)
.

Pênaltis: Rincón, Fernando Baiano, Luizão e Edu (Corinthians); Romário, Alex Oliveira e Viola (Vasco).



Nenhum comentário: